quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Manual Colunista GEPLICO



Resultado de imagem para manual icon


O GEPLICO- Grupo de Ensino e Pesquisa em Liderança e Coaching, da FATEC de Mogi das Cruzes é um grupo que possui duas propostas: A divulgação de artigos científicos e a divulgação de artigos de liderança e coaching por meio do Blog.



Quero ser colunista

Para tornar-se colunista é preciso enviar um e-mail para o endereço: geplico@gmail.com e solicitar a inclusão como colunista. É necessário ter pelo menos um texto já escrito sobre os tópicos: liderança, coaching ou liderança coaching, seja ele de ordem científica (já publicado) ou para divulgação no Blog. Ao enviar o e-mail receberá as instruções devidas de como poderá contribuir na posição de colunista.

Tenho interesse em publicar trabalhos científicos relativos aos temas liderança, coaching e liderança coaching

Para aqueles que desejam publicar artigos de cunho cientifico, terá orientação do Coordenador do GEPLICO, Prof. Douglas de Matteu, PhD, oferecemos também algumas valiosas dicas que podem ser úteis, é necessário fazer a publicação em veículos que possuam requisitos de Qualificação para recepção e publicação do material, os temas devem ser relativos a liderança, coaching ou liderança Coaching, ressaltando que o Autor é o responsável pelo conteúdo de suas publicações e exime o GEPLICO ou qualquer outro membro desta responsabilidade.

Quais as Diretrizes para os Colunistas?

·         Para contribuir na posição de colunista é necessário que o participante siga algumas orientações:

**Os temas dos textos devem sempre estar relacionados aos temas: liderança, coaching ou liderança coaching. 

 **Deve haver uma periodicidade para as publicações no Blog de no mínimo um texto a cada três meses.

 **Os textos para o Blog devem conter no mínimo 800 caracteres e máximo de 5000 caracteres (sem espaços), recomendamos em torno de 2000 caracteres.

**Os textos publicados no blog devem sempre conter uma figura ilustrativa que esteja atrelada ao conteúdo exposto, devendo ser de livre utilização e jamais ferir os direitos autorais. 

** É necessário enviar um mini currículo para ser anexado em nossa página “quem somos”, apenas com informações profissionais verídicas e necessárias com no máximo 450 caracteres com espaço.

**Juntamente com o currículo mencionado acima é necessário enviar uma foto em formato quadrado. A foto deve representar o profissional colunista.

**As publicações de ordem científica obedecerão aos critérios do veículo eleito para a publicação (revistas cientificas, acadêmica, livros entre outros), a divulgação do material no blog será realizada de forma expositiva, ressaltando os devidos créditos a autores e instituições com intuito de disseminar e incentivar a produção acadêmica com relação aos temas propostos. 

**O GEPLICO tem o intuito de promover interação entre participantes que tem o interesse em pesquisa sobre os temas liderança, coaching e liderança coaching, bem como divulgação dos materiais produzidos.

**O conteúdo publicado no blog ou em artigos científicos são de responsabilidade única e exclusiva do (os) autor (es).

**Esta vedado a publicação de artigos que possuam conteúdo ofensivo, politico, comercial ou discriminatório.

**Os artigos deverão ser preferencialmente inéditos, sendo vedado qualquer tipo de cópia, que desrespeite a lei dos direitos autorais. 

**Não haverá remuneração monetária ou de qualquer espécie para colunistas, a proposta é disseminar e incentivar a produção cientifica os temas liderança, coaching e liderança coaching, bem como autores e instituições.
 

Coaching permite o desenvolvimento humano, fornecendo o foco, energia e motivação para mobilizar e realizar as ações que direcione ao resultado almejado.
O Profissional de coaching possui um vasto conjunto de ferramentas que permite o Coach e coachee, cliente, organizar e desenvolver metas e objetivos, bem como contribui no caminhar rumo aos objetivos pré-estabelecidos. O Coach acompanha, ao fornecer as técnicas, energia e motivação necessárias para realização das tarefas e consequentemente vão conduzir ao êxito.



Coaching pode ser aplicado no contexto pessoal, no qual é denominado como Life Coachinge pode também ser utilizado no contexto organizacional, ou seja, para que organização alcance alta performance e seus objetivos por meio processo de Business Coaching.

Conforme Laurence S. Lyons “O Coaching estratégico leva as pessoas, equipes e a organização de onde estão hoje para onde querem estar amanhã” (LYONS, apud GOLDSMITH, LYONS, FREAS, 2003, p.38). De acordo com o autor, o coaching estratégico permite sair de uma determinada situação conhecida para uma situação desejada.



Posto isso, o Coaching pode ser aplicado no contexto organizacional estrategicamente, no desenvolvimento de diretores, lideres, equipes e funcionários:
Coaching de Liderança: Os resultados organizacionais estão atrelados a condução o líder, uma boa liderança pode acarretar resultados fantástico. O modelo de Liderança Coaching, pode revolucionar a condução das equipes. O processo geralmente se inicia no gerenciamento de nos mesmos. No sentido de reconhecermos nossos comportamentos, sentimentos e buscar a excelência no nosso modo de liderar com base nos princípios do Coaching e personaliza a liderança conforme o perfil de cada Liderado.



Coaching de Equipe: Aplicado para potencializar os resultados de uma determinada equipe frente os objetivos organizacionais.



Coaching de Performance: Atua na potencialização dos resultados, mesmo que você tenha atingindo um bom resultado em nível profissional/pessoal o coaching de performance centra-se auto-conhecimento e conscientização do coachee rumo aos objetivos, que perpassa pela reavaliação crenças e valores para ampliar o desempenho.



Coaching de Carreira: Esta centrado no traçar objetivos e ações para  alcançar os resultados na carreira almejada.



Coaching de Organizacional: Pode se aplicar o coaching na organização como um todo focalizando excelência organizacional e o desenvolvimento de toda organização.

Recomendações relevantes:
·         Para melhores a maiores resultados o Coaching recomenda-se preferencialmente começar de cima para baixo, isto é, dos cargos de diretoria/liderança para baixo. Infelizmente é comum os “Chefes” contratarem um Coach para melhorar os resultados da equipe e Coach percebe posteriormente quem precisa de Coaching é a Liderança e não a equipe.
·         O processo de Coaching deverá ser conduzido por um profissional devidamente habilitado, ou seja, um Coach com formação especifica em Coaching preferencialmente com experiência e formação superior. Infelizmente nem todos que se apresentam como coach tem a base conceitual e a formação necessária para conduzir com qualidade o processo. Busque indicações e o histórico do profissional.

Coach é o profissional que pode contribuir significativamente na vida das pessoas e nas organizações. “O coaching conduz ao êxito, à autonomia, à auto-realização e à performance profissional e organizacional.(CATALÂO; PENIM, 2010 p.5).



Conforme destacado pelos autores sinalizam que o Coaching oferece mais que resultados, permite também desenvolvimento autonomia e desempenho desejado.
O processo de Coaching pode oferecer foco que as pessoas precisam e  auxilia no desenvolvimento de ações e utilização de ferramentas que consequentemente vão conduzi-los aos resultados desejados.



Para concluir, espero que fique a intenção positiva de cada palavra aqui inscrita. Que cada um consiga visualizá-las, ouvi-las e senti-las. Mais que isso, te convido a acreditar que, talvez, com os uso doBusiness Coaching pode tornar as organizações mais eficientes e eficazes, ou seja, tendo um desempenho melhor no sentido de “fazer direito” e “dar resultado” e valorizando e respeitando o ser  humano principalmente sensibilizando e conscientizando sua importância e responsabilidade frente os resultados organizacionais.          

Referencias:
GOLDSMITH, Marshall; LYONS, Laurence; FREAS, Alyssa. Coaching: O exercício da Liderança, Rio de Janeiro:2003.
CATALÃO, J. A; PENIM, A. T. Ferramentas de Coaching. Porto: Libel, 2010.

MATTEU, Douglas. Gestão Estratégica de Pessoas com Coaching: a arte de alcançar Resultados. In SITA, Mauricio; LANNES, Allison. (org). Ser + em Gestão de Pessoas. São Paulo: SerMais, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre nós

O GEPLICO propõe caracterizar a liderança e o Coaching, ao pesquisar e descrever o processo de liderança e de Coaching, bem como aferir os seus resultados. Desta maneira busca sistematizar e divulgar o processo de liderança e Coaching e seus impactos sociais e organizacionais, por meio deste blog socializa conhecimento com uma linguagem simples e acessível para contexto virtual de modo contemporâneo, bem como produz pesquisas e materiais científicos que subsidiem as teorias, técnicas, práticas, metodologias relacionadas a Liderança, Coaching e a Liderança Coaching.